Dica da Semana


Dicas para o novo Centro Comercial

Em vésperas da decisão da Câmara Municipal de Leiria sobre qual a proposta vencedora para o futuro Centro Comercial de Leiria, prevista para a próxima terça-feira, penso que ainda estaremos a tempo de dar umas "dicas" à nossa "edil" na escolha do melhor projecto.
Trata-se de um mega investimento implantado em cerca de 25 hectares entre o Estádio e o Mercado Municipal que promete revolucionar Leiria e o dia-a-dia da população.

A Immocham “acena” com 2200 lugares sem custos para os automobilistas, com um sistema viário sem grandes alterações, “mas melhorado”, que liga o centro comercial a meio caminho do estádio e centro histórico. O actual mercado, nesta solução, é substituído por um multiusos em forma de “U” com vista para o Lis, sendo que os promotores somam a este “diálogo entre o rio” obras como as do novo mercado e o centro associativo. E enfatizam a sinergia potenciada pela proximidade entre mercado, centro associativo e centro comercial. O edifício da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria, esse, fica onde está, à semelhança do que propõe a MDC/Lena Construções.

A MDC/Lena Construções. O “casamento” feito à medida deste projecto para Leiria quer mexer com a malha viária para não colidir com os equipamentos desportivos e a área verde. É o único que tenciona “plantar” o centro associativo” na zona histórica, ao mesmo tempo que diz declarar guerra à descoberta de uma nova centralidade e à mudança de hábitos. Ou seja, querem prolongar Leiria à “custa” de um mercado municipal a crescer na esquina defronte do Edifício 2000 e de um centro comercial a um palmo do Maringá. Resultado, daí para a frente a aposta é verde e pedonal, até porque a rotunda ao pé do estádio simplesmente desaparece. O multiusos fica entre a piscina e o estádio, mas deitado sobre um espaço verde, asseguram os promotores.

A Chamartín baptiza a sua proposta de “Mais Leiria”, defendendo que o projecto apresentado vai para além de uma simples “adição de contrapartidas”. A jóia da coroa, sublinham, é o espaço público. A Ponte do Arrabalde passa a ser para uso exclusivo de ciclistas e peões, surge uma nova praça nas imediações e o estacionamento esfuma-se da superfície para aparecer enterrado: ao todo, quatro mil lugares, sendo que metade são gratuitos. Os promotores oferecem três mini-autocarros ecológicos para as viagens centro histórico – centro comercial, que vai abrigar-se no sopé da encosta do castelo, “embrulhado” por um autêntico jardim, dizem os responsáveis. Há a destacar um túnel que mergulha junto ao hotel D. João III, reaparecendo a estrada ao lado das piscinas. Dizem que o multiusos tem qualidade para ser um “ícone” da cidade e sublinham a criação de um fórum municipal que integra uma galeria cultural, o novo mercado e o centro associativo.

Vamos lá fazer serviço público!

Labels:

22 Dicas para “Dicas para o novo Centro Comercial”

  1. # Blogger PETZL

    Começaria por dizer que, embora a compreenda do ponto de vista "político e financeiro", não concordo com a localização definida pela CML, pelas seguintes ordens de razão:

    1º - Porque já se cometeu um crime urbanistico com a construção do estádio (tipo arco-iris) junto do Castelo, e agora será mais um...

    2º - No meu entender, toda a zona envolvente do estádio deveria ser unica e exclusivamente para infra-estruturas desportivas e jardins de lazer.

    3º - Não me parece que esta opção atinja o propalado objectivo de ligar o comércio tradicional com o de grande superficie e assim evitar que o primeiro morra (ao contrário, havendo opção acessível - "a pé", o leiriense vai optar por andar no centro comercial em deterimento do comércio tradicional - sobretudo as lojas das zona história que acabarão por morrer)

    4º - O centro da cidade já é suficientemente caótico em termos de tráfego sem um centro comercial desta dimensão. Imaginem como vai ser...

    No entanto, e retomando o interesse "político e financeiro" da CML, temos de aceitar esta opção, pelas excelentes contrapartidas que trará para a cidade, que de outra forma tão cedo não iria ter.

    Desta forma, do ponto de vista arquitectónico e das contrapartidas, julgo que a melhor proposta será aquela que foi apresentada pelo consórcio MultiDevelopment/Grupo Lena.

    Para além do interessante projecto para o centro comercial, este consórcio promete como contrapartidas para a cidade: um Pavilhão Multiusos, o Mercado Municipal inserido no Centro Comercial, a recuperação do Topo do Estádio(eventualmente para uma Loja do Cidadão), um Centro Associativo (para as associações que estão neste momento colocadas no mercado), o Jardim da Almoinha, um Patinódromo, um centro de treinos e parque desportivo, a relocalização da Feira do Levante, etc.

    Mais acresce que, já que temos de entregar a proposta a alguma empresa, que seja uma sedeada em Leiria, como é o Grupo Lena.  

  2. # Blogger PETZL

    "deterimento" = detrimento
    "das zona história" = da zona histórica  

  3. # Blogger Sara Miau

    não sou fã de centros comerciais, mas admito que de vez em quando dão jeito e leiria, com a densidade populacional que tem merece ter um centro jeitoso.no entanto, todos estes projectos me parecem um pouco megalomanos e com pouco a ver com o que se encontra em volta.já se cometeu o erro do estadio naquele local, porque nao deslocalizar o transito e construir o centro na barosa? por exemplo atras do CAIADO, ou na antiga proalimentara'

    outra questao é a do centro da cidade.se dedicarem uma tarde a observar bem as avenidas emblematicas da cidade até choram. av herois de angola parece tirada de uma rua qualquer da bosnia.a mouzinho de albuquerque outra desgraça, e o centro historico entao, salvo rarissimas iniciativas de privados está a cair de podre.

    sempre fui da opiniao de reabilitar, avaliar, estudar necessidades e so depois abrir concursos para estas obras se se verificar necessario.

    como ja sei que esta camara é uma toca de corruptos que pensam em tudo menos na qualidade de vida dos leirienses e no patrimonio da cidade, voto naquele que trouxer mais espaços verdes.  

  4. # Anonymous Anonymous

    eu, que não percebo nada de urbanismo, creio que ficará desenquadadro um centro comercial perto do estádio.Se essa zona até estava, "vá´-lá",a ser salva com a requalificação da margem do rio Liz, com um CC ficará uma desgraça. Um centro comercial deve estar longe do centro da cidade, à semelhança do Hipermercado Continente.
    E que tal demolirem aquele mamarracho denominado por "estádio" e tentarem fazer uma coisa com algum jeito? não era mal pensado...
    Até podiam tentar construir um ESTÁDIO!  

  5. # Blogger Robot 81

    Na minha opinião, a melhor proposta é a do Grupo Chamartin...

    Quando vi as maquetes de todos os centros comerciais que estavam na CML, achei que está utilizava melhor o espaço e não concentrava tudo no mesmo sítio. Tem uma grande vantagem, constroi um Centro Comercial baixo (com poucos pisos) e coloca um jardim na cobertura. Também acho que os edifícios desta proposta são mais bonitos que os outros.

    Sinceramente, não acredito que o centro comercial vá re-vitalizar a zona histórica... No entanto, espero estar enganado.  

  6. # Anonymous Anonymous

    eu também não sou totalmente a favor da construção de um centro comercial naquela zona, mas convenhamos que vem solucionar muitos problemas em termos de competências patrimoniais camarárias...

    Estando o espaço mais que definido, resta de entre os 3 projectos a concurso, escolher o melhor, que para mim, como já foi dito parece ser o da Construtora do Lena, por várias razões, é o que encosta a área comercial do projecto mais à zona do maringá, o que faz com que o remanescente seja de zonas verdas e de infra-estruturas desportivas, espaço esse sensivelmente desde as piscinas até ao estádio...

    Este projecto é o que oferece mais contra-partidas à câmara, e por muito ou pouco que gostemos desta construtora, ao menos é de cá, e o dinheiro "fica" na região...

    parece ser o projecto mais sóbrio, deu-me ainda a ideia que é único que tem praticamente a totalidade do centro comercial ao ar livre, o que acaba por não transparecer na sua totalidade as vantagens de um centro comercial, como por exemplo em termos de comodidade face ao tempo, acabando por reduzir significativamente a concorrência face ao centro histórico e, estando tão perto do centro histórico parece-me que o conceito de continuidade do mesmo, neste projecto, é onde está melhor aplicado...

    3ª será a primeira decisão, depois os projectos derrotados, terão 1 mês (se não estou em erro) para recorrer do veredicto.

    A construção prevê-se que arranque nos finais deste ano ou princípios do próximo, não estando nunca concluído antes de 2011, por isso até lá ainda correrá muita tinta sobre este "mega centro comercial"...

    Não será assim tão grande, se tivermos em conta por exemplo o C. C. Maringá, que tem 50 lojas (sim é verdade são mesmo 50, segundo vem lá assinalado no mapa do mesmo), este novo prevê-se que tenha cerca de 130 lojas, com mais 4 lojas-âncora e um hipermercado, o que fará dele cerca de 3 vezes maior que o maringá!

    uma questão interessante é saber o que acontecerá aos C.C. circundantes, maringá, Liz, S. Franciso, será que algum sobreviverá ou ainda se afundará mais?  

  7. # Blogger Sara Miau

    pois este post do andre fez-me lembrar de algo.apesar de ja ter referido que nao temos nenhum centro comercial jeitoso, a verdade é que temos vários (maringá,s.francisco,2000,d.dinis,galerias do marquês, galerias do liz, jardins do liz) todos com variaveis tamanhos e qualidade de construçao.
    a verdade é que os leirienses nunca aderiram muito á modalidade do centro comercial.se voces forem aos sabados de manha a leiria anda tudo na rua e no mercado.

    lembro-me que quando o 2000 foi construido na altura aquilo era para leiria o que o vasco da gama é hoje para lisboa, nao obstante nos acharmos aquilo horrivel.mas os leirienses nunca la meteram os pés.mesmo o maringá, so funciona o piso térreo, se voces forem la acima as lojas estao vazias...

    claro que o novo centro vai trazer aquelas lojas que nos ja sabemos das bershkas e women secret e pans e mais um mac.e os putos vão curtir bue porque fica relativamente perto das escolas.
    mas numa cidade que tem vindo a ficar mais bonita graças a reabilitaçao da zona ribeirinha e onde finalmente as pessoas adoptaram o habito das caminhadas e de andar a pé.. ...que vantagens é que um centro destes vem trazer?

    a unica coisa que peço é uma pista de bowling.  

  8. # Anonymous Anonymous

    Soma: acho que já estamos servidos de bowling!

    se quiserem espreitem aqui o site do www.forumleiria.pt (que eu saiba a unica proposta com site)  

  9. # Blogger Daniel Sousa

    Eu, em tempos fui a favor de um Centro Comercial em Leiria, mas desde algum tempo a essa parte, e depois de ter visitado mais alguns paises, penso que os shoppings têm os dias contados, temos cidades onde chove 80% do ano e as temperaturas são 10º abaixo das nossas, a população é 10 vezes maior, onde existem dois ou três centros comerciais da dimensão do Maringá, e onde o centro historico está repleto de lojas e os edificios recuperados.
    Penso que o Cinema City com aquelas lojas abertas era suficiente para as tardes chuvosas de domingo.
    Mas...
    Acho que a Camara de Leiria que neste momento tem pouco dinheiro, mal geral de quase todas as Camaras do pais, precisa do shopping para poder mexer na cidade, para mostrar obra, mas penso que com isso está a atrasar a reconstrução do centro historico, que tem vindo a ganhar algum dinamismo desde à algum tempo, e que projectos com a Zara e o Garage depois deste shopping dificilmente vão voltar a acontecer, mas se o shopping não avançasse o grande comercio não teria outra hipotse que não reabilitar o centro para poder ficar com as melhores posições.
    Bem mas como este post serve para escolher o melhor, penso que a nivel urbanistico o Grupo Chamartin é o melhor, mas a nivel financeiro vai ganhar o do grupo Lena e penso que fica bem entregue a uma empresa da região.  

  10. # Anonymous Anonymous

    quanto a mim nenhuma das três resposta ao problema foi uma solução que se posa dizer "epah era mesmo isto" todas pecam em alguns aspectos, quanto à do grupo lena tenho muita pena de o projecto ser tão dejá-vu, não trás nada de novo à cidade , não resolve de modo algum o problema do mamarracho estádio, e em termos urbanísticos mais parece que lançaram meia dúzia de objectos pelo território sem digamos INTEGRAÇÃO na cidade e envolvente, quanto ao da imocham não comento já que vai dar ao mesmo em termos urbanísticos ao do lena, a sublinhar o do chamartin mas a zona comercial, não por ser um centro comercial mas pela forma que foi pensado em encosta , quanto ao resto do projecto um pouco aquém das expectativas, ok o pavilhão multiusos até é interessante arquitectonicamente , em resumo no meu ponto de vista , vamos la ser coerentes no espaço delimitado pela câmara eu só veria algo com bons olhos algo que reconstrui-se a encosta, que devolve-se o monte já todo retalhado a leiria escondendo de alguma forma o estádio e trazendo de volta espaço verde , já que o programa seria contido nesse monte, e sobretudo conseguíamos dignificar o nosso castelo .. gerava-se assim um menor impacto urbanístico e melhoramento do aspecto visual de toda a área.

    um segundo ponto é , como já foi aqui referido, centros comerciais é uma invenção dos estado unidos ou seja em cidades sem qualquer tipo de história urbanística onde a questão da segurança e escala está muito presente, aqui em leiria quanto a mim não faz sentido a construção de uma infraestrutura deste tipo, fará sim feito como em Aveiro recuperando uma boa parte do centro histórico , agarrem num bocado e façam dai o querido centro comercial, agora deixem-se de estrangeirismos , se repararem Leiria de a três anos atrás não se encontrava ninguém nas ruas, graças alguma dinâmica no comercio diurno e nocturno os hábitos leirienses tendem a mudar e hoje temos desde dos 13 aos 60 anos a circularem no nosso centro ate bem tarde. é isto que leiria, precisa movimento no centro e a sua consequente reabilitação , e não de mais um mini núcleo desincrustado da cidade.  

  11. # Anonymous Anonymous

    A minha muito humilde opinião...
    Em primeiro lugar:
    Com esta "senhora" à frente da Câmara Municipal de Leiria e com todos os lobbys por si instituidos, parace-me muito difícil e distante a escolha do projecto. Se ela continuar no poder, os nossos filhos já serão bem grandes quando for escolhido um projecto.

    Em segundo lugar:
    Eu, como grande parte das mulheres, adoro fazer as belas comprinhas, ver lojas e todas essas coisas que envolvem um centro comercial... No entanto, nada disto me faz dizer que um destes projectos seria ideal e perfeito para a nossa cidade do coração.

    Leiria é uma cidade pequena e talvez a mais consumista do país, acredito por isto que todos iríamos gastar muito dinheirinho a fazer comprinhas no novo centro comercial... dá tanto jeitinho no natal e afins...
    Mas não podemos pensar só nisto... Concordo com quem disse que poderíamos aproveitar e reabilitar o centro histórico e, nisto Aveiro é um exemplo brilhante! Foram aproveitadas construções existentes, o espaço histórico da cidade foi embelezado e as pessoas disfrutam muito mais da sua cidade... na rua! Não precisam de andar fechados dentro destas jaulas que tanto nos aprazem...

    Devo confessar que conheço bastante bem o projecto apresentado pela Chamartín e muitas das suas regalias seriam óptimas para a cidade, nisto considero que supera qualquer uma das outras propostas!

    Mas não me sinto muito esperançosa com nenhum dos projectos, todos os "grandes projectos" instaurados em Leiria têm sido grandes banhadas... O CinemaCity trouxe a esperança aos cinéfilos, mas além de quase não estrear filmes, os piores ficam em exibição 2 meses, e os filmes continuam a chegar muito tarde!
    Nem comento o amontoado horripilante de legos, planeado pelo senhor arquitecto Tau Tau Taveira...

    Temos uma população jovem que gosta da sua cidade, que a quer usufruir e tudo nesta cidade acaba por parecer sempre mas do mesmo, mais do mesmo...

    Temos tantas coisas boas... Vamos investir dinheiro? É sempre no TGV que passa por cima da minha casa, na auto-estrada que passa ao lado de outras 500, no mamarracho que destoa da cidade... Quando esse dinheiro até poderia ser investido em emprego? infra-estruturas necessárias?

    Quem sou eu para criticar alguém... continuo a dizer que a minha opinião é muito humilde e talvez seja confusa, mas a opinião de todos nós deveria ser tida em conta, visto que somos nós que aqui vivemos.  

  12. # Anonymous Anonymous

    É incrivel verificar que para falar de coisas sérias toda a gente dedica uns minutos para deixar um comentário (e dos grandes)... :P

    Estamos a ficar velhos!!! :P  

  13. # Blogger Sara Miau

    é algo que vai afectar muito a estetica e funcionamento (sim nao se esqueçam q durante as obras aquela zona é gaja para ficar fechada...)
    da nossa cidade..e pa destesto centros comerciais.é tudo o q tenho a dizer.  

  14. # Blogger Daniel Sousa

    Como seria de esperar ganhou o grupo lena

    http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?CpContentId=314461  

  15. # Anonymous Anonymous

    http://www.regiaodeleiria.pt/index.php?lop=conteudo&op=d9d4f495e875a2e075a1a4a6e1b9770f&id=0dce4f1bc73210714b1f4378c2ab3889  

  16. # Anonymous Anonymous

    Lobbys?
    Naaaaaaaaaaaaa... Insenção pura!!!!  

  17. # Anonymous Anonymous

    Suponho que queiras dizer isenção! :P  

  18. # Anonymous Anonymous

    Fosca-se! Uma pessoa nem se pode enganar!!!  

  19. # Anonymous Anonymous

    Suponho que queiras dizer "Fónix"!!! :P  

  20. # Anonymous Anonymous

    e pronto confirma-se!!! o estadio Magalhães está pranho e vai parir uma data de estadiozinhos ,,iuupi leiria vai ficar tão bonita!!! viva os monos!!  

  21. # Anonymous Anonymous

    Great work.  

  22. # Blogger chenzhen
Post a Comment



Free counter and web stats

© 2005-2008 Dica da Semana | dicadasemana by PETZL.
A utilização não autorizada de algum conteúdo deste blog pode-lhe fazer mal à saúde.