Dica da Semana


Nova Lei do Tabaco


Mais tarde do que era necessário, mas sempre a tempo, foi finalmente aprovada uma lei para a protecção dos cidadãos no que diz respeito à exposição involuntária ao fumo do tabaco.
A Lei 37/2007 de 14 de Agosto, traz também novidades para a redução da procura e a cessação do consumo do tabaco. As regras são apertadas para fumadores e estabelecimentos mas permitem algumas excepções. No entanto todos têm o direito de exigir o cumprimento da Lei.
A partir do dia 01 de Janeiro de 2008, passará a ser proibido fumar: nos locais de trabalho e locais de atendimento ao público, nos serviços públicos, hospitais, estabelecimentos de ensino, salas de espectáculo, instalações desportivas fechadas, superfícies comerciais, hoteis, restaurantes, cafés e bares, discotecas.
Admitem-se no entanto algumas excepções, nomeadamente, e no que diz respeito a cafés e bares com área inferior a 100m2, poderão ser criadas zonas específicas para fumadores. Contudo, tal implementação, obrigará os proprietários a instalarem sistemas de ventilação e extracção de fumo eficazes. Os custos inerentes a estas inovação levarão muitos deles a optar por decretar os seus estabelecimentos livres de fumo.
Será que podemos começar a ir ao Praça Caffé sem voltar para casa a cheirar a morcela???
A minha saúde agradece! E vocês o que dizem?

Labels:

16 Dicas para “Nova Lei do Tabaco”

  1. # Blogger Sara Miau

    ALEH_FUCKING_LUIAH  

  2. # Anonymous Anonymous

    eu digo: finalmente!!!
    Viva a civilização...  

  3. # Blogger Sara Miau

    entao e uma questao: vai ser permitido fumar no recinto do 2gether008??  

  4. # Blogger T

    A medida parece fixe, mas usar os fantasmas de uns para se armar em paizinho para todos e' que era excusado. Não e' função do estado.

    O que vira' a seguir ? Banir as criancinhas que me berram aos ouvidos em dias de ressaca?

    Diminuição dos impostos que me tiram o sono de noite e me prejudicam no dia-a-dia a minha saude?

    Proibir as carnes gordas, farturas e torresmos porque causam enfartes e entopem o SNS?

    Esta toca-me a mim e aos outros fumadores, as proximas vão tocar a quem? ;>

    Aguardem por um estado-paizinho perto de si.  

  5. # Anonymous Anonymous

    Pai Stoff: ninguem te proibe de continuares a fazer fumeiro em tua casa... certo?

    E se eu começasse a ir para o café e levasse a guitarra e o jambé todas as noites... Muitos considerariam poluição sonora :P, e em 3 tempos era corrido do café...  

  6. # Anonymous Anonymous

    Pois bem, contra mim falo como sabem sou fumadora.
    Mas concordo com esta nova lei, pois há espaços que não têm as minimas condições para que se fume lá dentro.  

  7. # Anonymous Anonymous

    1 - Como todos sabemos diariamente o nosso sistema imunitário está exposto a diversos agentes agressores, como a poluição, aditivos alimentares, pesticidas, stress e tabaco. Devemos então fazer um alimentação rica em antioxidantes provenientes de frutas(3 a 4 peças por dia e variada)e hortícolas. No entanto não há hortofrutícolas e antioxidantes com consigam neutralizar a acção dos radicais livres provenientes de uma "fumaça" de tabaco! temos mesmo que apanhar um overdose de suplementos! ;
    2 - Quem foi ver "Bodies" também deve visto a maravilhosa obra de arte que qualquer fumador consegue criar; e deve também ter lido uma frase, qq coisa como: " 1 maço de tabaco reduz 2 horas de vida";
    3 – Outra desvantagem, eu que não sou fumadora, precisei de colocar a minha roupa a "arejar" durante 2 DIAS, para desaparecer o belo perfume que se incrustou durante o jantar de Natal e o Karaoke. Mas bastou apenas 20 Minutos, num breve café na praça, para ser invadida novamente e até às cuecas, por esse maravilhoso cheiro. Não há estendal que resista!;
    4 – Ainda há poucos dias conversava com um enfermeira amiga da “dicadasemana”, sobre o pouco, ou mesmo o que NADA há a fazer quando se tem cancro no pulmão;
    5 – Por último, quero compartilhar convosco a minha felicidade deste Natal, o pai Natal trouxe-me a prenda que mais desejava desde pequena! Consta que ele não tinha tempo para me dar ouvidos…finalmente o meu pai vai deixar de fumar! Só espero que não seja tarde, mesmo consciente do tempo que encurtou, na sua breve passagem pela vida…creio que ainda vai permanecer mais algumas horas entre nós…
    FELIZ 2008  

  8. # Anonymous Anonymous

    P.S.:já agora o meu namorado também pretende passar mais tempo connosco; comigo e com a malta da dicadasemana! Como sabem também deixou de fumar;-)  

  9. # Anonymous Anonymous

    Bah ah ah ah ah ha ! Com 3 ou 4 minis em cima volta logo a fumar... charutos cubanos se for preciso!!!  

  10. # Anonymous Anonymous

    acho muito bem, é questão de conviver em sociedade e sermos civilizados...isto é tão simples quanto isto... se um fumador pode atirar fumo para atmosfera num sitio em que sabe que vai parar as narinas de quem la está, já agora porque não dar um traquezinho só para acompanhar e ai de quem se queixe!!!

    é um direito dar o belo traquezinho sabe sempre bem a seguir a uma refeição... :P  

  11. # Anonymous Anonymous

    Eu ate concordo com a nova lei, mas entao deveriam tb proibir outras coisas como, por exemplo, os bifes da pedra nos restaurantes...  

  12. # Anonymous Anonymous

    Bah aha ha ha ha ha! Muito bem visto mi! :P

    Isso e o cheiro a sovaco no autocarro...  

  13. # Blogger Sara Miau

    ninguem respondeu a minha questao!!!  

  14. # Blogger Daniel Sousa

    Sara.. no 2gether008 tudo é uma incógnita.. vai e dp vês :P  

  15. # Blogger Pinte!

    3 ou 4 minis ? ... Eu lá era capaz de beber tal quantidade desse liquido ...  

  16. # Anonymous Anonymous

    hummm, eu não vi nada..mas também já não estranho....Não oiço, não vejo ...desde que chegou o amiguinho alemão, nada me espanta!...  

Post a Comment



Free counter and web stats

© 2005-2008 Dica da Semana | dicadasemana by PETZL.
A utilização não autorizada de algum conteúdo deste blog pode-lhe fazer mal à saúde.