Dica da Semana


Triste Câmara a de Leiria

Segundo notícia do Diário de Leiria de hoje que podem ver na íntegra aqui, o consórcio Multi Development/Lena Construções, que ganhou o concurso público internacional para concepção, financiamento, construção e exploração de uma unidade comercial de dimensão relevante na cidade do Lis, acaba de desistir do projecto FORUM LEIRIA, alegando atrasos na adjudicação da obra e a crise financeira mundial.
Refira-se que a proposta deste consórcio foi apresentada em 10 de Julho de 2007, ou seja, há um ano e cinco meses, tendo sido adjudicada há seis meses, encontrando-se assim expirado o prazo legal de 132 dias findo o qual o adjudicatário, caso não tenha sido outorgada a adjudicação, pode recusar-se a fazê-lo posteriormente (Decreto-Lei n.º 59/99).
Embora acredite que a notícia não passa de uma estratégia por parte do referido consórcio para pressionar a Câmara Municipal de Leiria, acaba por confirmar a incapacidade desta em atrair o investimento privado e de dar seguimento ao que quer que seja.
Quem lida com esta Câmara sabe a dificuldade que é precisar dela para alguma coisa.
Não é por acaso que nenhum bar (ou praticamente nenhum) tem licença, não é por acaso que o Cinema City teve uma eternidade para abrir. Não é por acaso que nunca conseguiu abrir uma única loja. Não foi por acaso que esse grupo económico veio a público relatar estas mesmas dificuldades.
Não se pode deitar por água um investimento desta natureza, que previa a criação de 5.300 postos de trabalho (directos ou indirectos), para além da intervenção urbana, da revitalização da cidade e do comércio local. Inconcebível!

Labels:

6 Dicas para “Triste Câmara a de Leiria”

  1. # Anonymous Anonymous

    Pois é PETZL...

    Eu não me vou expandir em grandes comentários porque sei que não estou dentro do assunto o suficiente.
    A minha opinião muito modesta...

    Vivemos num país tão pequeno e com problemas financeiros tão complicados, numa zona centro onde as grandes empresas investem menos porque se instalam em Lisboa e Porto.
    Além disso ainda "votámos" numa Câmara cheia de lóbis e cartas por baixo da mesa. Não é a única e muito menos a última, eu sei... Mas não ajuda...

    Adjudicaram aquele que no meu parecer é o pior projecto (e digo isto porque tive que os estudar todos) e porquê? Porque era do Grupo Lena (ao qual não quero fazer comentários)? Naaaa que ideia...

    Não é pela falta de lojas... mas sim pela falta de um pólo comercial que trás mais vida ao mercado, que atrai compradores e investidores. Pela revitalização, desenvolvimento, espaços de lazer e emprego que trariam à cidade de Leiria.

    Temos, mais uma vez, na minha modesta opinião, uma cidade com muito potencial, pessoas de muito potencial e... Deitamos tudo a perder com cunhas, lóbis, burocracias e pessoas que dificultam o trabalho das outras porque não lhes pagam por fora.

    Um problema que não será apenas nosso, também é do país... mundo!?

    Mas se não começarmos por tentar revolver os nossos e nos acomodarmos porque é assim em todo o lado não vamos a lado nenhum!!!!!

    Tenho dito e espero não ter ofendido ninguém ou ter dito algum disparate.  

  2. # Blogger pitch

    Se calhar o cheque que passou pela "porta do cavalo" nao era suficientemente chorudo... :P  

  3. # Anonymous Anonymous

    Triste cidade a minha ....  

  4. # Blogger Robot 81

    Realmente é muito triste... Mas, assim passa para primeiro lugar o projecto que eu gostava mais (do mal o menos).

    Temos uma Câmara Municipal, muito estagnada e que não deixa as coisas avançar!  

  5. # Blogger PETZL

    Não sei se será assim Red.
    De qq forma aqui fica o que Leiria perde logo à partida:

    170.000.000 euros - investimento global

    72.000.000 euros
    - contrapartidas: construção do Jardim da Almoínha, a conclusão do topo Norte do Estádio Municipal e o realojamento das associações cívicas

    1.500.000 euros
    - contrapartida em numerário que a câmara receberia

    50.000 m2
    - unidade comercial com:

    120 a 140 lojas

    - Pavilhão Multiusos;
    - Patinódromo;

    - Mercado Municipal

    - Parque de jogos  

  6. # Blogger Robot 81

    O vontade de investir por parte dos outros concorrentes, não terminou...

    Esperemos que a câmara decida a tempo, não vá os outros desistirem também =)  

Post a Comment



Free counter and web stats

© 2005-2008 Dica da Semana | dicadasemana by PETZL.
A utilização não autorizada de algum conteúdo deste blog pode-lhe fazer mal à saúde.