Dica da Semana


Gasolina: pela hora da morte

Esta história do aumento do preço dos combustíveis já começa a chatear. Os preços já aumentaram 20 vezes desde Janeiro e como a malta continua a insistir em não trocar o conforto do automóvel pelos transportes públicos ou mesmo andar a pé ou de bicicleta, importa descobrir ‘bombas’ que nos permitam fazer mais quilómetros por menos dinheiro.
Para ajudar os leitores da dica a poupar alguns euros no combustível, divulgamos aqui um site muito interessante - Mais Gasolina - que permite, de uma forma simples, através da navegação num mapa ou num directório de distritos, concelhos e localidades, encontrar um posto de abastecimento ou comparar preços para encontrar o posto mais barato de cada região.
A título de exemplo, na zona de Leiria, e segundo o referido site, o posto de abastecimento onde podemos encontrar gasolina / gasóleo mais baratos é a Petro FM, na Barreira - €1.374 / €1.194 (Será possível!!!??)
Alguém que vá lá confirmar?

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7 Dicas para “Gasolina: pela hora da morte”

  1. # Anonymous Anonymous

    O que nós podemos fazer contra o aumento dos preços é reconhecer que na lista abaixo estão os nomes dos senhores que nos estão a roubar (porque o dinheiro está a sair do nosso bolso para o deles) e depois é só mostrar-lhes directamente como estamos insatisfeitos com o roubo - mas de forma a que eles sintam na pele!

    Mesa da Assembleia Geral
    Presidente
    Dr. Daniel Proença de Carvalho
    Vice-Presidente
    Dr. Victor Manuel Pereira Dias
    Secretário
    Dr. Pedro António do Vadre Castelino Alvim

    Secretário da Sociedade
    Efectivo
    Dr. Rui Maria Diniz Mayer
    Suplente
    Dra. Maria Helena Claro Goldschmidt

    Conselho de Administração
    Presidente
    Dr. Francisco Luís Murteira Nabo
    Vice-Presidente
    Eng. Manuel Ferreira De Oliveira (1)
    Vogais
    Eng. Manuel Domingos Vicente
    Dr. Fernando Manuel dos Santos Gomes (2)
    Eng. José António Marques Gonçalves
    Dr. André Freire de Almeida Palmeiro Ribeiro (2)
    Eng. Carlos Nuno Gomes da Silva (2)
    Dr. Rui Paulo da Costa Cunha e Silva Gonçalves
    Dr. João Pedro Leitão Pinheiro de Figueiredo Brito
    Dr. Alberto Chiarini
    Dr. Claudio De Marco (2)
    Dr. Paolo Grossi
    Eng. Camillo Gloria
    Eng. Fabrizio Dassogno (2)
    Eng. Giuseppe Ricci
    Eng. Luigi Piro
    Prof. Doutor Joaquim José Borges Gouveia

    (1) Presidente da Comissão Executiva
    (2) Membro da Comissão Executiva

    Conselho Fiscal
    Presidente: Prof. Daniel Bessa Fernandes Coelho
    Vogal:Dr. José Gomes Honorato Ferreira
    Vogal:Dr. José Maria Rego Ribeiro da Cunha
    Suplente: Dr. Amável Alberto Freixo Calhau

    Revisor Oficial de Contas
    Efectivo
    P.Matos Silva, Garcia Jr., P. Caiado & Associados, SROC, representada por Dr. Pedro João Reis de Matos Silva
    Suplente
    Prof. Doutor António Campos Pires Caiado  

  2. # Blogger Pinte!

    Transportes Publicos ..

    Continua a não valer a pena (em termos economicos, e não contando com a componente ambiental) utilizar os transportes publicos.

    Tenho dedicado algum tempo a estudar alternativas ao uso de tranporte próprio, ou mesmo alternativas às soluçoes convencionais.

    Uma das hipoteses seria ir de bicicleta para o emprego, 15km de distancia, com um desnivel de 300m. Este persurso poderia ser reduzido para metade, utilizando o comboio, visto que a CP já permite o transporte de bicicletas de forma gratuita. Mas as limitaçoes são grandes.. das 7h às 10h (periferia-lx) e das 16h às 20h (lx-periferia) não é permitido o transporte de bicicletas. Continua a haver 7 kms de percurso até à empresa, no entanto a empresa não dispoe de balnearios (quem vai de bicicleta para o emprego precisa de balneearios, por razoes obvias). A colocação de balnearios nas empresas já é largamente utilizado noutros países.

    Um passe para utilizar apenas o Comboio fica a 40€ por mês.

    Se não quiser utilizar a bicicleta, e manter o comboio, posso sempre apanhar o autocarro da Vimeca a aprtir da estação da CP, pagando assim cerca de 50€ para o passe que é valido para 1 percurso CP e 1 zona Vimeca. Este percurso, se apanhar os comboios e autocarros certos, demorará em média 1.30h considerando percursos de cerca de 4 km a pé (casa-estação (1.5km x 2) : paragem de autocarro-empresa (0.5km x 2)... de carro demoro cerca de 20min a sair da minha garagem até à garagem da empresa.

    O custo mensal, da utilização do carro, considerando 30km por dia 22 dias por mês, ronda os 60€ considerando uma média de consumo urbano de 7l/100km e o gasoleo a 1.38€....

    Neste momento o custo equilibra-se comparando o transporte publico, e o mesmo percurso em transporte proprio (deixando de fora custos de manutenção).

    Se os cumbustiveis continuarem a subir a ao ritmo que toda a gente tem visto, a solução transportes publicos terá de ser considreada, mas ainda temos muito que aprender.. A começar pela complicação de tranbordos, horarios, zonas/coroas/kilometragens, siglas indecifraveis e modalidades infindaveis.

    Os carros que utilizam tecnologias de reaproveitamento de energia cinetica, tais como o Honda Civic IMA ou o Toyota Prius (ambos com motorização hibrida - Electrico/Combustão) continuam a ser extremamente caros, comparando com os carros que se compram com o mesmo dinheiro, que conseguem consumos similares.

    Eu sei, e a componente ambiental ? .. pois, mas quando os orçamentos, num país como Portugal, já são limitados, acham que o cidadão comum está disposto a pagar mais, por menos emisões, mas ter menos comida na dispensa ? ..

    Um Toyota Prius custa 26.000€ (motor gasolina 1.5 + motor electrico) e faz consumos na ordem dos 4.7l/100 e emissoes de 104g/km.

    Com menos 15.000€, ou seja, com 11.000 euro compra-se um smart CDI com consumos de 3.3l/100 e emissoes de 88g/km.

    Esta historia não parece mal contada ? A mim tambem me pareceu.. O Prius paga menos 40% de IA apenas pq é considerado ecologico, quando ha outra soluçoes, mais baratas, e mais ecologicas, que pagam a totalidade do IA devido ..

    Eu sei que um Prius é maior, leva mais pessoas e por aí, mas os carros passam a maior parte do tempo de vida com um ocupante apenas, e em tempos de crise, estaremos dispostos a poupar , ou a gastar mais para sermos mais ecológicos ? .. cabe a cada um de nós decidir.

    Comprar um hibrido ou um carro "normal" mais barado e economico e tambem mais ambiental friendly ? A escolha parece-me obia agora, mas nem a Toyota (Prius) nem a Honda (Civic IMA) querem que se saiba ...

    Talvez o cenario daqui a um ano seja completamente diferente. Vivemos tempos de mudança, e nada será como dantes. Agarrem-se, a revolução vai começar.  

  3. # Blogger Daniel Sousa

    Grande artigo, sim sr.! concordo com tudo o que tu referes, e de certeza que daqui a 5 anos tanto os carros como os combustiveis estaram muito diferentes. Há quem diga que vem ai a revolução industrial, a revolução sem petroleo.  

  4. # Blogger T

    Atenção que existe uma outra parte a considerar, de que este eh apenas um aperto devido ah enorme especulação da parte do lobby OPEP, forçando as economias a retraírem.

    Fala-se inclusive' de que existe ainda muito por explorar, para não falar de descobertas recentes que são das maiores da historia da exploração. A confirmar a "conquista" dos polos pela Russia, aclamando terreno como seu, esperando nos proximos anos poder explorar muito do petroleo que possa existir, ja' para não falar de carvão e outros recursos.

    Claro que quem produz não lhes convem dar conhecimento dessas situações. Afinal quem esta' a perder no meio disto tudo são os paises do Medio Oriente que pouco investiram com o dinheiro ganho ao longos destes anos. Mais isso ja' eh outra questão.

    Logo, penso que a alternativa ao petroleo passa sobretudo pela autosuficiencia dos paises em relação aos produtores, para evitar situações de desvantagem. veja-se o braço de ferro Russia VS Europa por causa dos combustiveis.

    Quem estiver atento pode reparar que os EUA e outros estados aliados estão a começar a pedir explicações pela falta de contrapartidas de países como a Arábia Saudita, que pouco se esforçam no que toca a descer o preço aumentando a produção.

    Os EUA são um dos países que "ajuda" militarmente a Arábia Saudita, logo ha' quem defenda que sem ajuda não há contrapartidas.

    Convém também contar com a futura entrada do Brasil na OPEP, podendo reequilibrar o poder que ate agora depende das boas graças de um Medio Oriente profundamente sectário, pouco preocupado com as exigências de um mundo sedento de recursos naturais.  

  5. # Anonymous Anonymous

    De facto existem "n" razões que podem explicar esta escalada do petróleo. E ainda há outra razão bastante plausível, para além daquelas que já aqui foram apresentadas, e que surge na sequência da instabilidade do mercado bolsista. Obviamente que se um especulador/investidor nato se nao conseguir retirar proveitos do mercado accionista, vira-se para outros mercados tais como as commodities e o petróleo. Veja-se o que a aconteceu há um par de dias, quando um milionário qualquer disse que o preço do petróleo ainda nao reflectia o seu valor verdadeiro, facto que fez disparar o preço do crude mais uma vez.  

  6. # Anonymous Anonymous

    No que diz respeito à dita bomba de gasolina PETRO FM, é possível estar a praticar esses preços. No site diz que a actualização foi feita em 27/02/2008, sendo possível estarem a vender a gasolina ao preço de fevereiro.  

  7. # Blogger mozdn

    Petro Fm na Barreira??? desconheço...
    Será a Star à frente do quartel da tropa no Telheiro? Essa que eu saiba conjuntamente com o Intermarché da Gândara são as bombas com os preços mais razoáveis da zona...
    De todas as formas convém recordar os mais desatentos que o sistema de "talões do continente" permite-nos poupar 10 centimos por litro na gasolina e gasóleo Galp...  

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